Translate

domingo, 20 de março de 2016

JESUS, AMOR & FÉ - 55. JESUS APARECE AOS DISCÍPULOS

JESUS, AMOR & FÉ *

55. JESUS APARECE AOS DISCÍPULOS.

Ainda era a tarde do primeiro dia da semana muitos dos seguidores de Jesus tinham se reunido na casa de Maria de Magdala que era o local mais seguro e grande o suficiente para abrigar a todos. As portas foram fechadas após a chegada de José de Arimatéia e Nicodemus, pois todos temiam que Caifás, os sacerdotes do Templo e os fariseus viessem perturbá-los, Estavam todos a comentar o que tinha se passado naquele dia quando Jesus em pessoa apareceu-lhes dizendo:
- A paz esteja convosco!
Dito isto vendo o espanto de incredulidade que penetrava a todos, mostrou-lhes as feridas de suas mãos e a chaga do lado direito do seu ventre, e ao verem isso todos que ali estavam se alegraram de ver o Senhor vivo, mas sem compreenderem ainda que ele tinha ressuscitado, acreditavam apenas que ele não tinha morrido, apesar de atestarem a sua morte, pois os onze discípulos não tinham visto Jesus morto, nem mesmo seu cadáver que fora sepultado, já que haviam fugido quando Jesus fora preso e ficaram escondidos temendo que seriam presos também. Mas, as mulheres que tinham visto Jesus morrer na cruz e aqueles que as ajudaram a sepultar seu cadáver sabiam que ele morrera verdadeiramente e que ele só poderia mesmo ter ressuscitado, do mesmo modo que ele tinha ressuscitado a Lázaro após estar quatro dias sepultado.
Jesus lhes disse novamente:
- A paz esteja convosco!
Mas, seus discípulos estavam perturbados, espantados e cheios de temor em suas consciências por causa da deslealdade que tinham tido com Jesus, por terem abandonado ele quando ele mais precisaria deles. Os discípulos pensavam que se Jesus não tinha sobrevivido à morte, então quem estava ali na frente deles era um espírito. Jesus, então, os censurou pela incredulidade e a dureza de seus corações, por não acreditarem ao que viam e não aceitarem o milagre da ressurreição. E disse-lhes:
- Por que estais perturbados e por que dessas dúvidas em seus corações? Vedes as minhas mãos e os meus pés sou eu mesmo; apalpai e vêdes… Um espírito não tem carne e nem ossos como vêdes que tenho.
E dizendo isso, mais uma vez mostrou-lhes as mãos e os pés. Mas, eles vacilavam a crer e ainda e sentiam-se hesitantes quanto a alegria que sentiam. Então, Jesus lhes perguntou:
- Tendes alguma coisa para que eu possa comer?
Então, Marta que costumava o servir, trouxe apressada um pedaço de peixe assado que preparara para a ceia. E Jesus tomo-o e o comeu a vista de todos. E depois disse a todos:
- Isto é o que eu vos dizia quando ainda estava convosco, que era necessário que se cumprisse tudo o que de mim está escrito na Lei de Moisés, nos Profetas, e nos Salmos do rei Davi, para que compreendessem o verdadeiro sentido das Escrituras, pois estava escrito: que era necessário que o Messias padecesse, mas que ressurgisse da morte, para que em seu nome se pregasse a penitência e a remissão dos pecados a todas as nações, começando por Jerusalém. (Lc. 24:36-48) Pois aquele que reza ao Messias que padeceu na cruz e pede o perdão de seus pecados, recebe do Messias ressuscitado, o verdadeiro Salvador, o Prometido do meu Pai, o Espírito Santo. Entendeis o que vos revelo?
Então Jesus abriu-lhes o espírito para que compreendessem as Escrituras, retirando o selo do segredo com que estavam seladas. E finalmente os discípulos se alegraram em ver o Senhor e Jesus disse-lhes mais uma vez:
- A paz esteja convosco! Como o Pai vos enviou, assim também eu vos envio a vós.
Depois dessas palavras soprou sobre todos que ali estavam dizendo-lhes:
- Recebei o Espírito Santo do meu Pai. O Consolador que vos prometi. O Espírito da Verdade, o qual procede do Pai, e que dará testemunho em vós de mim. E será o Espírito Santo que convencerá o mundo a respeito do pecado, da justiça e do juízo. O Espírito da Verdade vos ensinará toda a verdade e vos revelará o que está oculto. Pois o pecado é não acreditar que Deus e seu Filho são um, a justiça é que os pecadores serão julgados e o juízo é que Satanás, o príncipe deste mundo já está julgado e condenado, e aquele que tem o Espírito Santo em si tem todo o poder contra o pecado, o direito de rogar ao Pai pela justiça e o poder de juízo sobre o mal, podendo o derrotar. (Jo. 16:1-14)
Mas, o discípulo murmuravam entre si, pois o Espírito Santo ainda não se manifestara neles, pois duvidavam do poder do Espirito Santo e eram hesitantes na Fé. Jesus notou que lhe queriam perguntar e disse-lhes:
- Em verdade vos digo, quando a mulher está para dar a luz sofre porque veio a sua hora. Mas, depois que deu a luz a criança, já não se lembra da aflição por causa da alegria que sente por haver nascido um ser humano no mundo. Assim, também vós ainda estais tristes, pois não sabeis se me verei de novo. Mas, hei de ver-vos outra vez, e vosso coração se alegrará e ninguém vos tirará a vossa alegria. Naquele dia, não me perguntarão mais coisa alguma. (Jo 16: 19-23) Pois o Espirito Santo de Deus finalmente estará manifesto em vocês. Enquanto isso, permaneceis onde estiverem, até que estejais revestidos da força do alto. (Lc. 24:49)
Jesus assim Jesus o disse pois o profeta Isaías escrevera:
“ Senhor na tribulação nós vos buscamos e clamamos à vos na angústia em que vosso castigo nos abate. Como uma mulher grávida prestes a dar a luz retorce e grita em suas dores, assim estamos diante de vós Senhor; Nós concebemos e sofremos para dar a luz sem poder dar a salvação à nossa terra; não nasceram novos habitantes no mundo. Que os vossos mortos revivam! Que seus cadáveres ressuscitem! Que despertem e cantem aqueles que jazem sepultados, porque o vosso orvalho e um orvalho de luz e a terra restituirá o dia às sombras.” (Is. 26: 16-19)
Contudo, Tomé, também chamado Dídimo *(o Gêmeo), também filho de José pai terreno de Jesus e irmão de Judas, o Tadeu, por isso  meio-irmão de Jesus, não estivera quando Jesus aparecera e soprara o Espírito Santo sobre os que estavam presentes na noite do segundo dia da semana, dia 16 de Nisan, e terceiro dia da festa dos pães ázimos. Os outros, contudo, discípulos contaram para ele o sucedido:
- Vimos o Senhor!
Mas, Tomé replicou-lhes:
- Se eu não puder ver nas suas mãos o sinal dos pregos e não introduzir a minha mão no seu lado não acreditarei!
Oito dias se passaram da aparição de Jesus e a festa dos pães ázimo chegara ao seu fim no dia 21 de Nissan, um sábado, e na noite do oitavo dia após a aparição, no primeiro dia da semana, no dia 22 de Nissan, quando a purificação do povo judeu estava completa, estando os discípulos ainda reunidos a portas fechadas como Jesus ordenara na casa de Maria de Magdala em Betânia, novamente Jesus reapareceu ente eles, mas desta feita Tomé estava com eles. Jesus colocou-se entre eles e disse:
- A paz esteja convosco!
Depois disse a Tomé:
- Introduz aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos. Põe a tua mão no meu lado. Não sejas incrédulo, mas HOMEM DE FÉ.”
Respondeu-lhe Tomé:
- MEU SENHOR E MEU DEUS!!!
Disse-lhe Jesus:
- Crestes, porque me vistes. FELIZES DAQUELES QUE CRÊEM SEM TER VISTO!
(Jo 20:24-29)
E depois lhes disse:
- Ide por todo o mundo e pregai a Boa Nova *( o Evangelho) a toda criatura. Quem crê e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado. Esse milagres acompanharão aos que crêem e possuem em si o Espírito Santo de Deus: expulsarão demônios em meu nome, falarão novas línguas, o veneno das serpentes não lhes fará mal, se beberem algum veneno mortal não lhes fará mal; imporão as mãos aos enfermos e ficarão curados. (Mr. 16:17) Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Idê pois e ensinai a todas as nações; batizai-as em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Ensinai-as a observar tudo o que vos prescrevi. EIS QUE EU ESTOU CONVOSCO TODOS OS DIAS ATÉ O FIM DO MUNDO. (Mt. 28:18-20)
  • Da coletânea de crônicas diárias publicadas no meu  perfil do Facebook  de dezembro/2014 a abril/2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário