Translate

quinta-feira, 17 de março de 2016

JESUS, AMOR & FÉ - 54. JESUS RESSUSCITOU, HOSANA NAS ALTURAS !

JESUS, AMOR & FÉ *

54. JESUS RESSUSCITOU! HOSANA NAS ALTURAS!

Maria de Magdala obedecendo Jesus correu para a sua casa e lá encontrando Maria , mãe de Jesus, contou-lhe tudo o que tinha acontecido. Maria então cheia de júbilo quis ir ao túmulo antes de contar o sucedido aos outros discípulos de Jesus, que estavam escondidos nas imediações de Betânia. Quando chegaram lá, entrando no sepulcro viram sentado do lado direito da pedra onde o corpo de Jesus estivera, um jovem vestido com roupas brancas assustaram-se. Então ele lhes falou:
- Não tenhais medo,sei que buscais Jesus de Nazaré, que foi crucificado. Por que buscais entre os mortos aquele que está vivo? Ele ressuscitou e não está mais aqui. Eis o lugar que o depositaram seu corpo e está vazio. Mas ide e dizei a seus discípulos e a Pedro que ele ressuscitou. Logo o vereis como ele já vós disse.
Elas saíram do sepulcro e estavam trêmulas e amedrontadas. Mas, as duas resolveram não dizer coisa alguma, por causa do medo que os homens as tomassem como loucas. Quando voltaram para casa em Betânia, contaram o que acontecera a Joana, mulher de Cusa, mordomo de Herodes a quem Jesus tinha ressuscitado o filho (Lc. 8:1-2) que tinha ido visitar Maria de Magdala, Maria Salomé, casada com Zebedeu, que fizera o parto de Jesus, irmã de Maria, mãe de Jesus e mãe de Tiago e João *(primos irmãos de Jesus) e Maria de Cleofás, também cunhada  de Maria, mãe de Jesus, e mãe de Tiago, Judas, José e Simão *(primos-irmão de Jesus), que acharam por bem voltar novamente ao sepulcro para verem com os próprios olhos e atestarem que Maria de Magdala não estava delirante ao dizer que tinha estado com Jesus. 
Estavam elas no sepulcro e vendo com os próprios olhos que o túmulo estava vazio, afastaram prontamente do túmulo com certo receio, mas ao mesmo tempo com alegria no coração. Nesse momento Jesus apresentou-se diante delas e disse-lhes:
- Salve!
E quando elas viram a Jesus, seus joelhos amoleceram e caíram prostadas ao chão diante dele. E Jesus lhes disse:
- Não temais!
E elas beijaram os pés de Jesus tomadas de amor e reverência. Jesus então lhes disse:
- Não tenhais medo. Ide dizer aos meus irmãos *(primos-irmãos e meios-irmãos, filhos de seu pai terreno José) que ressuscitei e logo me verão.
Assim, elas foram e contaram aos homens o que tinha acontecido. Mas, estas notícias pareciam-lhe como um delírio e eles não lhe deram crédito. Os discípulos tinham estado aflitos e chorosos, mas quando Maria de Magdala lhes disse que Jesus vivia e que ela o tinha visto, assim como as outras mulheres eles não quiseram acreditar. Contudo, Maria de Magdala e Maria, mãe de Jesus, insistiam para que um deles fosse ao sepulcro para conferirem que era verdade que o corpo não estava lá. Então, Maria de Magdala disse-lhes:
- Recordem-se do que o Mestre nos disse: “O Filho do Homem deve ser entregue nas mãos dos pecadores e crucificado, mas ressuscitará ao terceiro dia.”
Então, Pedro se recordou das palavras de Jesus e tomando a João consigo foram juntos ao sepulcro para averiguar aquela história. Corriam juntos, mas João correu mais que Pedro e chegou primeiro ao sepulcro. Inclinou-se e viu ali alguns panos dobrados no chão e o sudário também dobrado e colocado à parte em cima do túmulo, mas não entrou. Quando Simão Pedro chegou, ele entrou no túmulo e João entrou junto com ele. Viram e creram, mas ainda não tinham entendido a Escritura segunda a qual Jesus deveria ressuscitar dos mortos. (Mt. 28: 1-15; Mr. 16:1-11; Lc. 24: 1-12 e Jo 20:1-18)
Ora, eles não sabiam ainda que o rei Davi assim escrevera sobre o Messias: “Porque vós não abandonareis a minha alma na habitação dos mortos , nem permitirás que o vosso Santo conheça a corrupção. Vós me ensinarei o caminho da vida. Há abundância de alegria, junto de vós e delícias eternas à vossa direita.” (Salmos 15 - HEBR. 17: 10-11)
Pedro e João depois de verem o sepulcro voltaram para a casa de Maria de Magdala na Betânia admirados do que tinha acontecido, acreditaram que tinham levado o corpo de Jesus e não sabiam onde estava. Será que José de Arimatéia e Nicodemus tinham levado o corpo de Jesus e não avisaram a ninguém? Seria preciso enviar alguém para falar com eles e contar o sucedido. E, assim, ao chegarem na casa, pediram a Maria de Magdala que mandasse sua criada à Jerusalém, à casa de José de Arimatéia perguntar aonde se encontrava o corpo de Jesus, pois ainda não acreditavam no relato de Maria de Magdala e das outras mulheres achando que elas tinham imaginado que tinham visto Jesus em razão do imenso desejo que tinham que ele não tivesse morrido. E Maria de Magdala, enviou a sua fiel criada Sara Kali *(Kali, que quer dizer “a que tem pele queimada” ou escura) até a casa de José de Arimatéia para saber se teria alguma informação sobre o paradeiro do corpo de Jesus.
Quando Sara Kali, chegou à casa de José de Arimatéia, encontrou-o também aflito, pois soubera por Nicodemus que era sacerdote no Templo, que o sepulcro tinha sido aberto, e corria a notícia que os discípulos de Jesus é que tinham roubado o seu corpo. Mas, quando José ouviu o relato feito por Sara Kali, enviou um servo imediatamente chamar Nicodemus e juntos foram até o sepulcro para ver o que tinha acontecido, e viram-no tal como Pedro e João, mas como conheciam melhor as Escrituras, logo entenderam que Jesus tinha ressuscitado e que seu corpo não fora tocado pela corrupção da morte. Eles pegaram então os panos e o sudário e admiraram-se da fragrância floral que exalava deles como se jamais tivesse estado em contato com um corpo cadavérico. E viram por bem levarem os panos com eles, para que ninguém mais os visse e pensassem assim que o corpo tinha sido levado, pois era naquele momento o mais seguro a fazer para o bem de todos os que seguiam a Jesus. Assim, deram os panos e o sudário para que Sara Kali os levasse para Maria de Magdala, e pediram que a avisasse que iriam ter com ela em seguida, pois caminhavam com mais vagar, que a jovem que saiu apressada para avisar sua Senhora de tão honrosa visita.

  • Da coletânea de crônicas diárias publicadas no meu  perfil do Facebook  de dezembro/2014 a abril/2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário